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Blog do projeto


DESIGNAÇÃO: Programa Eco-Escolas

CARATERIZAÇÃO: O Programa Eco-Escolas implica 7 passos:

1. Formação do Conselho Eco-Escolas: o Conselho Eco-Escolas é a força motriz do Programa e deve assegurar a execução das outras vertentes.

2. Auditoria Ambiental: análise da situação existente, para identificação das situações que necessitam de ser corrigidas e/ou melhoradas.

3. Elaboração do Plano de Ação: anualmente deve ser aprovado um Plano de Ação pelo Conselho Eco-Escolas, elaborado com base na Auditoria Ambiental. Este Plano de Ação deverá definir objetivos exequíveis, medidas a implementar e prazos realistas para a sua concretização.

4. Monitorização e Avaliação: a monitorização e avaliação do Plano de ação é uma componente importante no processo de sensibilização ambiental dos alunos.

5. Trabalho Curricular: os assuntos ambientais que são estudados na sala de aula devem influenciar a forma de funcionamento da escola.

6. Informação e Envolvimento da escola e Comunidade Local: este objetivo pode ser alcançado através da realização de exposições, colóquios ou outros eventos, de forma a chamar a atenção da comunidade para o trabalho desenvolvido.

7. Elaboração do Eco-Código: o Eco-Código é uma declaração de objetivos traduzidos por ações concretas que todos os membros da escola devem seguir e que demonstram o empenhamento da escola no desenvolvimento de atividades no domínio da educação ambiental.

Temas base Eco-Escolas: Resíduos, Água e Energia

Tema complementar: Biodiversidade

Tema deste ano: Floresta

 OBJETIVOS:

  • Sensibilizar a comunidade escolar e a comunidade educativa para a a necessidade de desenvolvermos hábitos de vida sustentáveis abrangendo as temáticas da água, resíduos, energia, biodiversidade e florestas;
  • Promover hábitos de reutilização dos materiais e objetos, contribuindo para o desenvolvimento da solidariedade;
  • Desenvolver competências no domínio do trabalho colaborativo/ cooperativo;
  • Relacionar a apropriação dos conhecimentos científicos com o desenvolvimento da literacia ambiental e da ecoliteracia;
  • Desenvolver o respeito pelo Planeta Terra, passando de uma perspetiva utilitarista para uma de respeito e ligação à Terra

Professores responsáveis: Leonor Ramalho, Pedro Teixeira (Programa EcoEscolas). Marina Nunes, Fátima Veríssimo, Ana Gonçalves e Ana Espadinha (projeto Bio-Horta).

Apoio TIC

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Desde 15/07/2016 81800

Contactos

Escola Secundária Manuel Cargaleiro

Rua Bento Moura Portugal - Fogueteiro

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Tel: 212269790

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