Jovens Repórteres para o Ambiente

DESIGNAÇÃO: JOVENS REPÓRTERES PARA O AMBIENTE
CARATERIZAÇÃO: Jovens Repórteres para o Ambiente (JRA) é um programa
internacional da Foundation for Environmental Education implementado em Portugal
pela ABAE, que pretende contribuir para o treino do exercício de uma cidadania ativa e
participativa, enfatizando a vertente do jornalismo ambiental.
Os jovens investigam (através de entrevistas, inquéritos, etc…) e interpretam questões
ambientais / de sustentabilidade relevantes a nível local como se fossem jornalistas,
reforçando os seus conhecimentos no domínio do ambiente, das línguas estrangeiras e
das novas tecnologias e técnicas de comunicação. Desenvolvem ainda competências
nas áreas da cidadania, iniciativa individual e trabalho em equipe, análise crítica,
responsabilidade social e liderança.
Inicia-se com um projeto local, em que os jovens investigam, reportam e comunicam
recorrendo aos jornais, internet e outros meios de comunicação.
As escolas e jovens da rede JRA têm ainda a oportunidade de participar e diversos
desafios, concursos e atividades (como missões com a duração de vários dias), bem
como oportunidade para intercâmbio com jovens de outras regiões de Portugal e dos
mais de 35 países da rede Young Reporters for the Environment (yre.global).
Portugal, foi pioneiro neste projeto, continuando a ser um dos países mais ativos na
rede YRE.
OBJETIVOS:
Conceber um projeto de investigação ambiental que deverá incidir sobre as
problemáticas de desenvolvimento sustentável a nível local (Agricultura, Cidades,
Água, Energia, Resíduos, Litoral, Biodiversidade, Floresta, Alterações Climáticas);
Implementar a metodologia inerente ao projeto, através da realização de workshops
baseadas na investigação de um estudo de caso;

Debater estratégias e metodologias do projecto com especial destaque para as
vertentes de investigação, jornalismo e internet, fotografia e multimédia;
Pesquisar e organizar informação para a realização de reportagens fotográficos e/ou
videoreportagens;
Divulgar as reportagens na plataforma do projeto, no jornal da escola ou outros meios
de comunicação.
EQUIPA DE PROJETO: Fátima Veríssimo e Marina Nunes