Programa Eco-Escolas

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DESIGNAÇÃO: PROGRAMA ECOESCOLAS
CARATERIZAÇÃO:
O Programa Eco-Escolas implica 7 passos:
1. Formação do Conselho Eco-Escolas: o Conselho Eco-Escolas é a força motriz do
Programa e deve assegurar a execução das outras vertentes.
2. Auditoria Ambiental: análise da situação existente, para identificação das situações
que necessitam de ser corrigidas e/ou melhoradas.
3. Elaboração do Plano de Ação: anualmente deve ser aprovado um Plano de Ação
pelo Conselho Eco-Escolas, elaborado com base na Auditoria Ambiental. Este Plano de
Ação deverá definir objetivos exequíveis, medidas a implementar e prazos realistas
para a sua concretização.
4. Monitorização e Avaliação: a monitorização e avaliação do Plano de ação é uma

componente importante no processo de sensibilização ambiental dos alunos.
5. Trabalho Curricular: os assuntos ambientais que são estudados na sala de aula
devem influenciar a forma de funcionamento da escola.
6. Informação e Envolvimento da escola e Comunidade Local: este objetivo pode ser
alcançado através da realização de exposições, colóquios ou outros eventos, de forma
a chamar a atenção da comunidade para o trabalho desenvolvido.
7. Elaboração do Eco-Código: o Eco-Código é uma declaração de objetivos traduzidos
por ações concretas que todos os membros da escola devem seguir e que demonstram
o empenhamento da escola no desenvolvimento de atividades no domínio da educação
ambiental.
Temas base Eco-Escolas: Resíduos, Água e Energia
Tema complementar: Biodiversidade e Hortas-Bio
Tema deste ano: Floresta e Mar
OBJETIVOS
Sensibilizar a comunidade escolar e a comunidade educativa para a a necessidade de
desenvolvermos hábitos de vida sustentáveis abrangendo as temáticas da água,
resíduos, energia, biodiversidade e florestas;
Promover hábitos de reutilização dos materiais e objetos, contribuindo para o
desenvolvimento da solidariedade;
Desenvolver competências no domínio do trabalho colaborativo/ cooperativo;
Relacionar a apropriação dos conhecimentos científicos com o desenvolvimento da
literacia ambiental e da eco literacia;
Desenvolver o respeito pelo Planeta Terra, passando de uma perspetiva utilitarista para
uma de respeito e ligação à Terra.
EQUIPA DE PROJETO: Pedro Teixeira, Leonor Ramalho, Marina Nunes, Filomena
Soares, Ana Marques, Aldina Rodrigues, Purificação Milheiro, Elisabete Cordeiro