SPO | Serviço de Psicologia e Orientação

ESCOLA SECUNDÁRIA MANUEL CARGALEIRO
SERVIÇO DE PSICOLOGIA E ORIENTAÇÃO

O Serviço de Psicologia e Orientação tem como principais atribuições: o apoio ao aluno e à família; contribuir, através da sua intervenção especializada, para o desenvolvimento pessoal e social dos alunos e para a construção da sua identidade pessoal; desenvolver ações no âmbito da orientação vocacional e do aconselhamento dos alunos; apoiar os alunos no processo de reorientação escolar; o apoio psicopedagógico; o apoio psicológico; a avaliação psicológica; a colaboração na definição de medidas de apoio à aprendizagem e à inclusão; a colaboração na definição de estratégias que promovam o sucesso escolar; o apoio ao desenvolvimento do sistema de relações da comunidade educativa; a articulação com as diferentes estruturas da comunidade educativa e com instituições da comunidade envolvente.
Atualmente integra igualmente a equipa PES (Programa de Educação para a Saúde) da escola.

Caracterização do Serviço
O Serviço de Psicologia e Orientação da Escola foi criado em outubro de 1988, e desde logo, iniciou atividades de acompanhamento individual e em grupo, nomeadamente no âmbito da orientação escolar e profissional. Estas atividades dirigidas aos alunos em geral, mas em especial aos alunos do 9º ano de escolaridade, alunos finalistas do ensino secundário e alunos do ensino técnico-profissional, ensino tecnológico, cursos CEF e currículos alternativos.
Entre outras atividades, este serviço promove visitas de estudo a feiras de educação, formação e qualificação, a escolas profissionais, painéis com profissionais (na sua maioria ex-alunos da escola), sessões em grupo/turma, feiras de cursos e profissões.
Assegurou o estágio curricular de sete alunos finalistas da Licenciatura e Mestrado em Psicologia da faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa.

Quem pode recorrer ao Serviço de Psicologia e Orientação?
– os alunos diretamente, através do diretor de turma, encarregado de educação, direção, ou outro serviço da escola
– pais e encarregados de educação (dentro do horário definido anualmente para atendimento e através de marcação prévia)
-diretores de turma/professores

O acesso dos alunos é livre mediante o horário semanal de atendimento, podendo também fazê-lo através de um contacto prévio com o diretor de turma ou com os pais/encarregados de educação. A última opção carece de marcação prévia.

Horário de atendimento a pais e encarregados de educação:
3ª feira 10:10/11:55 ou 15:30/16:15

5ª feira 10:10/ 11:55

Atendimento mediante marcação por e-mail ou contacto telefónico.

Espaço de funcionamento:
Sala C86

Psicóloga
Manuela Rodrigues

Contactos
Mail : manuelarodrigues@esmcargaleiro.pt

Telefone: 212269790 (contacto geral da escola)