loannina, a Terra do Grande Lago

No dia 11 de novembro de 2019 realizámos a nossa primeira mobilidade, no âmbito do projeto
ERASMUS+, “Living Beside the Water”, cujo destino foi a cidade de Ioannina, na Grécia.
Participaram, nesta mobilidade, as alunas Daniela Canhoto e Mara Rodrigues, do 8º ano, e o
aluno Rodrigo Aguiar, do 9ºano. Estes foram acompanhados pelas professoras América Silva,
Fátima Veríssimo e Leonor Ramalho. Depois de um dia de viagem, com escala nos aeroportos
de Madrid e Atenas, chegámos finalmente ao aeroporto de Ioannina, onde as famílias dos
nossos parceiros nos aguardavam.
A receção, no dia 12 de novembro, foi muito calorosa, por parte dos alunos e professores da
Escola de Peramatos, a escola coordenadora do projeto, e pelos nossos parceiros de Itália,
Lituânia, República Checa e Espanha, que participaram nesta mobilidade.
No dia 13 de novembro realizou-se a apresentação das escolas parceiras, do projeto e deste
novo ambiente; visitámos as grutas de Perama, o que proporcionou um saudável convívio
entre todos os participantes.
Ainda, no dia 14 aprendemos um pouco sobre a cultura local (história, língua, costumes e
gastronomia); visitámos o Lago Pamvotis, em Ioannina, o segundo, e mais antigo, lago da
Europa, e a ilha que ocupa o centro do lago, onde a biodiversidade está muito presente.
Durantes estes dias, as escolas apresentaram os aspetos geográficos e geológicos das suas
regiões, aprendemos a fazer um questionário online e algumas palavras em grego, utilizando o
alfabeto grego e o nosso. Por exemplo: Bom dia (Καλημέρα, Kaliméra).
Nos últimos dias, desta experiência, e já descontraídos, visitámos alguns pontos de interesse
turístico, tais como o Museu da Cera, a central hidroeléctrica e o Parque Natural Vikos-Aoos,
onde fizemos uma pequena caminhada e atravessámos uma ponte romana. Terminámos este
dia na bonita cidade Zagori, onde se destacam as habitações com arquitetura tradicional. No
dia 16 de novembro iniciámos o nosso ebook, utilizando a ferramenta do “storyjumper”, em
que apresentámos poetas portugueses, com textos alusivos ao rio Tejo.
Além das atividades, em grupo, ainda tivemos tempo para comprar algumas recordações, para
a família, passeámos, ou simplesmente aproveitámos os momentos, que restavam, com os
nossos parceiros.
O dia 17 de novembro foi particularmente um dia muito difícil. Despedimo-nos, embora
quiséssemos continuar juntos. Na última despedida, já sentíamos saudades e a maior parte
dos alunos choraram. Prometemos, uns aos outros, que iríamos manter o contato.
Esta experiência irá ficar, para sempre, nas nossas memórias.

Texto de: Daniela Canhoto, 8ºC; Mara Rodrigues 8ºD; Rodrigo Aguiar 9ºD.