DESIGNAÇÃO: PROGRAMA ECOESCOLAS

CARATERIZAÇÃO:

O Programa Eco-Escolas implica 7 passos:
1. Formação do Conselho Eco-Escolas: o Conselho Eco-Escolas é a força motriz do Programa e deve assegurar a execução das outras vertentes.
2. Auditoria Ambiental: análise da situação existente, para identificação das situações que necessitam de ser corrigidas e/ou melhoradas.
3. Elaboração do Plano de Ação: anualmente deve ser aprovado um Plano de Ação pelo Conselho Eco-Escolas, elaborado com base na Auditoria Ambiental. Este Plano de Ação deverá definir objetivos exequíveis, medidas a implementar e prazos realistas para a sua concretização.
4. Monitorização e Avaliação: a monitorização e avaliação do Plano de ação é uma componente importante no processo de sensibilização ambiental dos alunos.

5. Trabalho Curricular: os assuntos ambientais que são estudados na sala de aula devem influenciar a forma de funcionamento da escola.
6. Informação e Envolvimento da escola e Comunidade Local: este objetivo pode ser alcançado através da realização de exposições, colóquios ou outros eventos, de forma a chamar a atenção da comunidade para o trabalho desenvolvido.
7. Elaboração do Eco-Código: o Eco-Código é uma declaração de objetivos traduzidos por ações concretas que todos os membros da escola devem seguir e que demonstram o empenhamento da escola no desenvolvimento de atividades no domínio da educação
ambiental.
Temas base Eco-Escolas: Resíduos, Água e Energia
Tema complementar: Biodiversidade e Hortas-Bio
Tema deste ano: Floresta e Mar

OBJETIVOS

Sensibilizar a comunidade escolar e a comunidade educativa para a a necessidade de desenvolvermos hábitos de vida sustentáveis abrangendo as temáticas da água, resíduos, energia, biodiversidade e florestas;
Promover hábitos de reutilização dos materiais e objetos, contribuindo para o desenvolvimento da solidariedade;
Desenvolver competências no domínio do trabalho colaborativo/ cooperativo;
Relacionar a apropriação dos conhecimentos científicos com o desenvolvimento da literacia ambiental e da eco literacia;
Desenvolver o respeito pelo Planeta Terra, passando de uma perspetiva utilitarista para uma de respeito e ligação à Terra.

EQUIPA DE PROJETO: Pedro Teixeira, Leonor Ramalho, Marina Nunes, Filomena Soares, Ana Marques, Aldina Rodrigues, Purificação Milheiro, Elisabete Cordeiro