O Dia Mundial da Filosofia  foi instituído pela UNESCO em 2002, com o objetivo de alertar para a importância da reflexão crítica, e celebra-se, desde então, na terceira quinta-feira de novembro.

Para assinalar esta data, os professores de Filosofia da Escola Secundária Manuel Cargaleiro lançaram aos seus alunos um desafio – produzirem um vídeo onde, partindo do contexto de pandemia em que vivemos, formulassem questões filosóficas.

É com muito orgulho que partilhamos com a comunidade escolar alguns dos trabalhos realizados, congratulando-nos com o empenho com que a maior parte dos alunos levou a cabo a tarefa proposta. As capacidades de comunicação, problematização e reflexão que mostram nestes trabalhos alimentam a nossa esperança no poder crítico, criativo e transformador das gerações futuras, indispensáveis para lidar com os contextos de incerteza que se adivinham.

De 19 a 24 de novembro vários trabalhos serão mostrados na página de Facebook da Escola. Aqui deixamos apenas uma pequena amostra apresentando os trabalhos realizados pelas alunas Ana Silveira, Bruna Rocha, Elisa Dias e Matilde Patriarca do 11º G e pelos alunos Afonso Veríssimo, Clara Carreira, Daniela Mártires e Matilde Barra do 10ºA.

Os professores do Grupo de Filosofia:

 Camila Viana, César Ferreira, Isabel Gouveia Silva, José Martinho e Manuel Moras