Breve descrição do projeto

A crise social e cultural causada pela pandemia afetou a interação entre os jovens e a sua capacidade de expressar sentimentos. Partindo desta constatação, o projeto «Covid 19 Avant-Garde» foi concebido de modo a desenvolver nos jovens estudantes, através da arte e das suas múltiplas manifestações, um conjunto de competências essenciais, com recurso aos inúmeros canais digitais. O objetivo é fornecer instrumentos que os ajudem a comunicar os seus medos e preocupações, os seus desejos e frustrações, os seus anseios e emoções e assim superar a situação que estão a atravessar.

As atividades programadas no projeto partirão da análise de situações traumáticas que a Europa viveu no século XX (guerras, lutas de classes, advento de totalitarismos), procurando fomentar uma reflexão sobre elas e interpretá-las à luz dos novos pressupostos introduzidos pela atitude crítica dos vanguardistas.

Prioridade fundamental do projeto

Usar a arte como um recurso privilegiado para superar situações adversas e permitir a partilha de sentimentos e emoções entre os diferentes participantes no projeto, levando-os à descoberta de si e desenvolvendo capacidades e instrumentos criativos que propiciem uma verdadeira inclusão social.

Identidade

PARCEIROS: Portugal, Espanha e Itália.

LÍNGUAS: Inglês, português, espanhol e italiano

IDADES: Jovens entre os 15 e os 19 anos

Matérias

Arte, Cidadania, Drama, Estudos Europeus, Línguas Estrangeiras, História, História da Cultura, Informática, Tecnologias de Informação, Línguas e Literaturas, Educação para os Media, Filosofia, Lógica, Psicologia, Estudos Sociais e Sociologia

Esquema temático

MEDO – Pintura (Espanha) – Maio/Junho 2021

SOLIDÃO – Literatura (Portugal) – Setembro /outubro 2021

ESPERANÇA – Dança (Itália) – Dezembro/Janeiro 2021-22

STRESS – Teatro (Espanha) – Março 2022

ENTUSIASMO – Escultura e Cerâmica (Portugal) – Maio/Junho 2022

CULPA – Audiovisual (Itália) – Outubro 2022

BEM-ESTAR  Música – (Espanha) – Dezembro 2022

FRUSTRAÇÃO – Desenho ( Portugal) – Janeiro 2023

VULNERABILIDADE – Moda (Itália) – Março 2023

Professora coordenadora: Ângela Quelhas

Professoras colaboradoras: Camila Viana, Isabel Silva, Margarida Fonseca, Maria João Cunha, Paula Silveira