CARACTERIZAÇÃO:
Portugal tem-se tornado um país cada vez mais multicultural, recebendo todos os anos pessoas provenientes de países e culturas muito diversificados. Este facto tem colocado à nossa escola desafios nunca antes sentidos, nomeadamente como responder às necessidades dos jovens que vêm integrando o sistema educativo português a meio de um percurso de aprendizagem, nomeadamente como construir pontes entre a realidade cultural e linguística que trazem e a que vêm ora abraçar. Sendo a competência comunicativa o fator sine qua non desta integração, o presente projeto assume duas vertentes basilares: a comunicação em língua portuguesa e a comunicação em línguas estrangeiras – inglês e francês –, cada uma delas com a sua abordagem própria, fruto das idiossincrasias que as caracterizam.

OBJETIVOS:
– Desenvolver nos alunos um nível de proficiência em língua portuguesa que lhes permita compreender a linguagem utilizada nas mais diversas disciplinas;
– Facultar, nas línguas estrangeiras, um percurso alternativo de aprendizagem compatível com o nível de proficiência linguística básico de que os alunos estrangeiros são portadores aquando da sua integração no sistema de ensino português.

EQUIPA DE PROJETO: Cristina Chabert, Júlia Freire, Conceição Folgado (coord.) e professores do Departamento de Línguas