CARACTERIZAÇÃO:
O grupo 510 – Física e Química – decidiu criar este projeto, em ambiente híbrido de aprendizagem, face à necessidade da recuperação de aprendizagens face à situação de pandemia que atravessámos nos últimos dois anos. Teve como base o
diagnóstico realizado no final do ano anterior e as análises efetuadas em Conselhos de Turma no início do presente ano letivo. Este projeto constitui mais um instrumento de diversidade de práticas e ações para a melhoria dos resultados dos alunos. Pretende ser uma forma de promoção da igualdade de oportunidades bem como, um suporte às aprendizagens e à inclusão. Com o projeto Spin pretende-se promover estratégias que envolvam a aquisição de
conhecimento, informação e outros saberes, relativos aos conteúdos das aprendizagens essenciais, de forma a consolidar as competências adquiridas em sala de aula. Este projeto é direcionado para os alunos já identificados pelos respectivos professores no ano anterior, por não terem adquirido/consolidado algumas aprendizagens ou por não terem adquirido competências essenciais ao sucesso na disciplina. Para além dos alunos sinalizados visa igualmente todos os alunos que de forma autónoma pretendam desenvolver e autorregular as suas aprendizagens. Este projeto ao desenvolver-se em ambiente híbrido de aprendizagem pretende proporcionar a todos os alunos o esclarecimento de dúvidas em tempo útil. Em salas virtuais criadas no Classroom para o efeito, por nível de escolaridade, serão disponibilizados materiais didáticos (fichas, atividades de simulação, vídeos, jogos, entre outros) que possibilitem um estudo mais autónomo. O ambiente híbrido em que o projeto se baseia permitirá a prestação do esclarecimento de dúvidas aos alunos, na modalidade presencial e/ou online. Com os tempos remanescentes do horário letivo dos professores do grupo, serão promovidas assessorias quando necessário e de acordo com as possibilidades dos horários.

OBJETIVOS:
– Potenciar o sucesso académico do aluno nas disciplinas lecionadas pelo grupo de recrutamento 510;
– Promover a autonomia e a autoconfiança do aluno, apoiando-o no seu trabalho individual;
– Assegurar a diferenciação pedagógica;
– Assegurar a auto regulação das aprendizagens;
– Produzir/organizar materiais didáticos, que fomentem um maior envolvimento dos alunos na construção do seu conhecimento científico;
– Apoiar os alunos no estudo da Física e da Química, sinalizados pelo professor da disciplina no ano anterior ou durante este ano letivo ou por solicitação do próprio aluno;
– Criar momentos de partilha e reflexão entre professores e entre professores e alunos;
– Fomentar nos alunos o interesse pela importância do conhecimento científico e tecnológico na sociedade atual e uma tomada de decisões fundamentada.

EQUIPA DE PROJETO: Ana Morais (Coord.) e professores do grupo 510