CARACTERIZAÇÃO:
Projeto Erasmus (KA220) de cooperação entre parceiros (Portugal, República Checa, Letónia, Croácia e Espanha) a desenvolver entre setembro de 2022 e junho de 2024. Pretende desenvolver atividades inclusivas e promotoras da cidadania digital e europeia em diversos ambientes de aprendizagem.
Objetivos:
– Promover a inclusão dos alunos em ambientes de aprendizagem e culturais diversificados;
– Capacitar os alunos para o uso de tecnologias adequadas à aprendizagem com vista à promoção da cidadania digital;
– Contribuir para o desenvolvimento de competências de cidadania europeia;
– Promover o trabalho colaborativo em equipas internacionais.
Portugal é responsável pelo pacote de trabalho WP3 – Inclusion in the virtual world – a desenvolver entre 1/01/2023 e 31/03/2024. No âmbito deste pacote, os principais produtos finais são: a construção de uma mapa digital das escolas parceiras, um conjunto de pictogramas para orientação dos jovens em ambientes digitais seguros e a coordenação do twinspace do projeto no eTwinning.
Equipa de projeto: Fátima Veríssimo (Coord.), América Silva, Marina Nunes, Noémia Assunção, 25 alunos de várias turmas e níveis de ensino
WP2, ACT 1 “Initiation of relationship suport“
O pacote de trabalho WP2, ACT 1 “Initiation of relationship suport” desenvolve-se entre 01/09/2022 a 30/06/2023 e tem como objetivo criar cinco situações pedagógicas diversificadas (Adaptation Stay) promotoras da inclusão dos jovens.
Incluiu uma mobilidade à República Checa, Uherske Hradiste.
1st ADAPTATION STAY – DEFENDING HUMAN RIGHTS: WHAT CAN I DO?
2nd ADAPTATION STAY – SAFE @NET
3rd ADAPTATION STAY – NETIQUETTE
4th ADAPTATION STAY – FROM CARGALEIRO GARDEN TO DINO PARK
5th ADAPTATION STAY – THINKING AND ACTING IN FREEDOM
WP2, ACT 2 “Language Barriers”
O pacote de trabalho WP2, ACT 2 “Language Barriers” desenvolve-se entre 01/11/2022 a 31/10/2023 e tem como objetivo implementar uma metodologia de trabalho promotora da integração de jovens de diferentes contextos linguísticos.
Portugal desenvolveu esta atividade em dois contextos: 10 sessões de trabalho autónomo em Classroom para os 27 participantes para treino e aprendizagem da língua inglesa e duas sessões de trabalho com alunos de diversas origens geográficas e linguísticas com a exploração de duas obras de Valter Hugo Mãe.
Incluiu uma mobilidade à Croácia, Split.