CARATERIZAÇÃO:

Eco-Escolas é um programa internacional da “Foundation for Environmental Education”, desenvolvido em Portugal desde 1996 pela ABAE. Pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade.

O Programa Eco-Escolas implica 7 passos:

  1. Formação do Conselho Eco-Escolas: o Conselho Eco-Escolas é a força motriz do Programa e deve assegurar a execução das outras vertentes.
  2. Auditoria Ambiental: análise da situação existente, para identificação das situações que necessitam de ser corrigidas e/ou melhoradas.
  3. Elaboração do Plano de Ação: anualmente deve ser aprovado um Plano de Ação pelo Conselho Eco-Escolas, elaborado com base na Auditoria Ambiental. Este Plano de Ação deverá definir objetivos exequíveis, medidas a implementar e prazos realistas para a sua concretização.
  4. Monitorização e Avaliação: a monitorização e avaliação do Plano de ação é uma componente importante no processo de sensibilização ambiental dos alunos.
  5. Trabalho Curricular: os assuntos ambientais que são estudados na sala de aula devem influenciar a forma de funcionamento da escola.
  6. Informação e Envolvimento da escola e Comunidade Local: este objetivo pode ser alcançado através da realização de exposições, colóquios ou outros eventos, de forma a chamar a atenção da comunidade para o trabalho desenvolvido.
  7. Elaboração do Eco-Código: o Eco-Código é uma declaração de objetivos traduzidos por ações
    concretas que todos os membros da escola devem seguir e que demonstram o empenhamento da escola no desenvolvimento de atividades no domínio da educação ambiental.

OBJETIVOS:
– Sensibilizar a comunidade escolar e a comunidade educativa para a necessidade de desenvolvermos hábitos de vida sustentáveis abrangendo as temáticas da água, resíduos, energia, biodiversidade, agricultura biológica, alimentação saudável e sustentável, florestas, mar e alterações climáticas;
– Promover hábitos de reutilização dos materiais e objetos, contribuindo para o desenvolvimento da sustentabilidade e da solidariedade;
– Desenvolver competências no domínio do trabalho colaborativo/ cooperativo;
– Relacionar a apropriação dos conhecimentos científicos com o desenvolvimento da literacia ambiental e ecoliteracia.

Temas base:
Resíduos, Água e Energia

Outros temas do ano:

Espaços exteriores e biodiversidade: preservar e regenerar; Agricultura biológica; Alterações climáticas; Alimentação saudável e sustentável;
Floresta e Mar.