ESCOLA SECUNDÁRIA MANUEL CARGALEIRO

SERVIÇO DE PSICOLOGIA E ORIENTAÇÃO

Os Serviços de Psicologia e Orientação em Contexto Escolar constituem-se como um recurso da escola que concorre  para a concretização dos desafios da Estratégia 2020, no que respeita à  melhoria do sucesso educativo, à redução do abandono escolar precoce, à atratividade do ensino profissional e à melhoria do ajustamento entre as competências dos jovens e as necessidades do mercado de trabalho. Atuam de  forma integrada e em estreita  articulação com a comunidade  educativa, corpo docente e não docente, pais e encarregados de educação, outros agentes educativos do meio envolvente.  Desenvolvem a sua atividade nos domínios  do apoio psicopedagógico a alunos e professores, do desenvolvimento do sistema de relações da comunidade escolar e da orientação ao longo da vida.” (in página da Direção geral da Educação).
Serviço de Psicologia e Orientação da Escola Secundária Manuel Cargaleiro encontra-se em funcionamento nesta escola, desde setembro de 1988. Este serviço dispõe de um espaço próprio, situado na Bloco C (sala C86), equipado para garantir condições de atendimento aos alunos e a outros elementos da comunidade educativa.

A atividade dos Serviços de Psicologia e Orientação (SPO) é enquadrada pela Lei de Bases do Sistema Educativo, pelo Decreto-lei nº 190/91 de 17 de Maio, entre outros normativos legais.

São atribuições fundamentais dos Serviços de Psicologia e Orientação:

  1. Colaborar com a comunidade educativa prestando apoio psicopedagógico às atividades educativas, identificando as causas do insucesso escolar e propor medidas tendentes à sua eliminação.

  2. Apoiar os alunos no processo de desenvolvimento da sua identidade pessoal e do seu projeto de vida.

  3. Planear e executar atividades de orientação escolar e profissional através de programas e ações de aconselhamento a nível individual e de grupo, visando essencialmente o desenvolvimento da sua identidade pessoal e do seu projeto de vida e dar apoio à tomada de decisão.

Como tal, este serviço tem, como metas fundamentais, o apoio ao aluno e à família, o desenvolvimento de ações no âmbito da orientação vocacional dos alunos, o acompanhamento psicopedagógico, a avaliação psicológica, a colaboração na definição e aplicação de medidas de combate ao absentismo e ao abandono escolar, a colaboração na definição de medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão, a colaboração na promoção do sucesso escolar, o desenvolvimento de ações dirigidas a pais e encarregados de educação e a dinamização de ações de articulação com a comunidade educativa.

O Serviço de Psicologia e Orientação articula a sua ação com os órgãos de gestão da escola, com as demais estruturas educativas, e com diversas entidades da comunidade educativa.

Integra a EMAEI e o PES – Programa de Educação para a Saúde.

A que tipo de problemas pode dar resposta?

  • Insucesso escolar/dificuldades de aprendizagem;

  • Dúvidas relativamente ao futuro escolar e profissional – opções escolares, cursos, profissões, acesso ao ensino superior, saídas profissionais;

  • Orientação e reorientação escolar;

  • Problemas ligados à adolescência – relacionamento interpessoal, autonomia, auto-estima, bem-estar psicológico, entre outros.

Que tipo de atividades desenvolve?

Ações de Orientação Escolar e Profissional:

  • Programa de Orientação Vocacional para alunos das turmas de 9º ano, desenvolvido em sessões semanais ao longo do 1º semestre; entrevistas e acompanhamento individual até ao final do ano letivo;

  • Exames de Orientação Vocacional;

  • Atendimento individual e em pequenos grupos a alunos que procuram o Serviço;

  • Sessões de Orientação/Informação escolar e profissional com turmas;

  • Atendimentos e sessões dirigidas a Pais e Encarregados de Educação;

  • Visitas de estudo com alunos.

Ações de Apoio Psicopedagógico:

  • Acompanhamento direto de alunos com indicação para tal intervenção;

  • Avaliação Psicológica de alunos sinalizados;

  • Consultoria a professores e outros técnicos especializados;

  • Aconselhamento parental a Pais e Encarregados de Educação.

Atividades de Apoio ao desenvolvimento de relações na comunidade educativa:

  • Participação em estruturas educativas da escola (EMAEI – Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva; PES – Projeto de Educação para a Saúde);

  • Colaboração com outros Serviços de apoio ao aluno;

  • Participação e dinamização de ações em parceria com entidades externas à escola (Instituições de Ensino Superior, Centros de Saúde, Instituto do Empregos e Formação Profissional, Câmara Municipal, entre outros); 

  • Dinamização de ações dirigidas a pais e encarregados de educação; 

  • Colaboração com os Órgãos de gestão da escola.

Quem pode recorrer ao Serviço?

Toda a comunidade escolar pode recorrer a este serviço: alunos, professores, diretores de turma, pais e/ou encarregados de educação e outros agentes educativos.

De que forma?

Os alunos podem dirigir-se diretamente ao Serviço ou solicitar atendimento através dos seus diretores de turma ou do seu encarregado de educação; o atendimento pode ser pontualmente condicionado, tendo em conta os atendimentos previamente marcados e o horário do serviço.

Os diretores de turma e/ou os professores podem contactar o serviço diretamente na escola ou através do mail abaixo indicado.

Os pais e encarregados de educação que pretendam agendar um atendimento com a psicóloga, devem fazer a respetiva marcação através do e-mail: manuelarodrigues@esmcargaleiro.pt ou através do contacto da escola – 212269790 (extensão 417)

Onde e quando funciona?

O gabinete do SPO fica localizado no Bloco C sala 86 – (C86)

O horário de funcionamento está afixado na porta do gabinete.

Contactos:

Telefone: 212269790 (extensão 417/ SPO)
E-mail: manuelarodrigues@esmcargaleiro.pt

Psicóloga: Manuela Menezes Rodrigues
Sala C86