Desde 2018 que a nossa tem vindo a participar em inúmeros projetos com vários países da Europa no âmbito do projeto eTwinning.  A ESEP disponibiliza uma plataforma online para que os profissionais da educação ( professores, diretores, bibliotecários) que trabalham em escolas dos países europeus envolvidos, possam comunicar, colaborar, desenvolver projetos e partilhar; em suma, sentir-se e pertencer a uma estimulante comunidade de aprendizagem na Europa.
Carta-de-missao_Escola-Etwinning.jpg janeiro-2022

Truly fit projeto etwinning

 

🌍✨This year, class 9F went international! Our students participated in the eTwinning project TF – Truly Fit, teaming up with students from Italy 🇮🇹 and France🇫🇷. Working in international teams, they developed 21st-century skills such as critical thinking, creativity, digital literacy, giving positive feedback and communication in English.

The project focused on screen addiction, anxiety, and healthier lifestyles—physically, mentally, and socially. Key activities included planning a screen-free day, exchanging and testing those plans with partners, offering and commenting advice in an “Agony Aunt” task, and forming volunteer groups around global issues like the environment 🌱 and human rights. Awareness was raised through posters on these issues, which were presented to other students.

Classes 9A, B, C, D and E also participated in some of these activities in collaboration with subjects such as Science, Geography, and Citizenship.

Students designed and voted on project logos that best expressed the Truly Fit experience, gave feedback on each other’s work, and reflected on the experience. The positive responses from all participants highlighted how meaningful and enjoyable the activities were.

Teacher Vanda Ramalho and class 9F

——————————————————————————————————–

 

Este ano, a turma 9F participou no projeto eTwinning TF – Truly Fit, em colaboração com alunos de Itália e França. Em equipas internacionais, desenvolveram competências do século XXI, como o pensamento crítico, a criatividade, a literacia digital, a capacidade de dar feedback positivo e a comunicação em inglês.

O projeto centrou-se na dependência dos ecrãs, na ansiedade e em estilos de vida mais saudáveis – a nível físico, mental e social. As principais atividades incluíram o planeamento de atividades para um dia sem ecrãs, a troca e a experimentação dos planos entre parceiros, aconselhamento sobre problemas dos jovens, comentário aos conselhos numa tarefa “Agony Aunt” e a formação de grupos de voluntariado em torno de questões globais como o ambiente e os direitos humanos. A sensibilização foi promovida através de cartazes sobre estes temas, que foram apresentados a outros alunos. As turmas 9A, B, C, D e E também participaram em algumas destas atividades, articulando a disciplina de Inglês com as Ciências, Geografia e Cidadania.

Os alunos criaram e votaram nos logótipos do projeto que melhor expressavam a experiência Truly Fit, deram feedback sobre o trabalho uns dos outros e refletiram sobre a experiência. As respostas positivas de todos os participantes destacaram o quão significativas e agradáveis foram as atividades nas suas aprendizagens.